sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Restituindo a visão do cego.


Meus Irmãos amados que a graça abundante de nosso Senhor Jesus Cristo seja Convosco, quero nesta oportunidade meditar convosco um assunto muito importante. Quero meditar dentro do texto que se encontra no Evangelho de João: 09.1- 7. Que nos diz: E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no
mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isso, cuspiu na terra, e, com a saliva, fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé(que significa o Enviado).Foi,pois,e lavou-se,e voltou vendo.

Queridos diante deste texto, vemos que na comunidade judaica eles tinham uma crença comum de que a calamidade ou o sofrimento eram resultados de algum grande pecado.Mas sobre este assunto o nosso Senhor Jesus nos traz uma grande lição.Jesus passando por um caminho encontra um homem cego de nascença,mendigo e conhecido por todos como um homem que era apenas isto:Cego,mendigo e ainda por cima pensavam que este pobre homem vivia esta vida como por ser pecador de nascença ou fruto de pecados por parte de algum parente.Não era comum,ou tão conhecido este glorioso milagre,a saber o de dar vista aos cegos,os judeus por mais estudiosos que fossem não sabia dar vista aos cegos,e quando ficaram sabendo que Jesus o fez enxergar,ficaram atônitos sem saber como foi que Jesus fez para dar vista há um cego.

Mas o que aconteceu de fato foi que Jesus passando junto com os seus discípulos,estes perguntaram a Jesus:Mestre este é cego porque pecou,ou porque seus pais pecaram?E Jesus respondeu: Nem este homem pecou, nem os seus pais, este é cego, pois na vida deste se manifestará a obra de Deus. Quando viu o cego foi logo agindo em favor deste homem que estava vivendo nesta condições não por que pecara,nem por algum familiar tivesse pecado,mas para que Jesus operasse na vida deste,fazendo assim os homens a glorificar a Deus pelo seu grandioso poder.

Tremenda é a forma que Jesus utilizou para dar a vista ao cego. Jesus não usou tecnologias, não usou recursos na qual a nossa mente humana encontrasse razão para este grande milagre. Jesus cospe no chão, faz lodo e passa nos olhos do cego e o manda se lavar no tanque de Siloé(que significa o Enviado)e o cego tendo fé em Jesus,o obedeci e vai se lavar no tanque,quando termina de se lavar...começa a enxergar,e volta até a presença de todos,o povo quando observa que aquele que era cego,agora está enxergando.Isso causou assombro,nunca se viu isso!quem sabe todo o povo não se perguntou:Desde quando cuspe junto com terra virando lodo,faz cego enxergar?isso ultrapassa nosso limitado raciocínio.Com Jesus é assim Ele cura como quer,opera de forma que ninguém consegue fazer igual.

Aprendemos aqui que mediante a calamidade,mediante a dura realidade no âmbito físico,social,cultural,psicológico,enfim em todas as áreas das nossas vidas,se Jesus estiver ao nosso lado,e nós do lado de Jesus,crendo no seu operar,crendo sem duvidar,murmurar,questionar,tentar entender a sua forma de agir,concerteza Jesus operará milagres inacreditáveis na ótica humana,se entregarmos nossa esperança e fé em Jesus,Ele com o seu poder nos dará aquilo que os homens não podem dar,nem fazer,Jesus fará com que as pessoas que conhecem a sua calamidade se perguntar:É ele mesmo?é ela mesma?não acredito!como foi?e você vai dizer foi Jesus.


No amor e temor de Deus:Edvaldo Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário