terça-feira, 16 de março de 2010

O arrebatamento da igreja.


Meus irmãos a paz do Senhor a todos,neste texto quero meditar com aqueles que amam e almejam se enriquecer do conhecimento deste fato tão glorioso que é o arrebatamento da igreja.Este é um assunto que se torna a alegria de uns e a tristeza de outros,o fato é que este acontecimento é verdadeiro,e pela santa palavra de Deus acontecerá a qualquer momento.Fazendo uso da Bíblia sagrada,lição de escola dominical(Maior seminário evangélico do mundo)quero dividir com quem almeja aprender mais sobre o arrebatamento da igreja,estes ensinos genuinamente bíblico que nos anima a dizer:Maranata!!maranata!!ora vem Senhor Jesus!!!este é o clamor da igreja. Quero desde já ler o texto da bília sagrada em Tessalonicenses:4.13-18 nos diz o texto:v-13Não quero,porém,irmãos.que sejais ignorantes acerca dos que já dormem,para que não vos entristeçais,como os demais,que não tem esperança.V14-Porque,se cremos que Jesus morreu e ressuscitou,assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.V-15-Dizemo-nos,pois,isto pela palavra do Senhor:Que nós,os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor,não precederemos os que dormem.V16- Porque o mesmo Senhor descerá dos céu com alarido,e com voz de arcanjo,e com a trombeta de Deus;e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.V 17- Depois,nós,os que ficarmos vivos,seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens,a encontrar o Senhor nos ares,e assim estaremos sempre com o Senhor. V 18- Portanto,consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Quando a bíblia fala da vinda do Senhor Jesus,o assunto aparece como um só evento.Mas no seu contexto doutrinário,ela tem duas etapas distintas.A primeira,invisível para o mundo,é o arrebatamento da igreja;a segunda,visível,fala da vinda de Jesus em glória,especialmente para o povo de Israel (Ap 1.8;Zc 14.4).

Existem três escolas distintas de interpretação a respeito do arrebatamento da igreja: 1-Pós-tribulacionista.Essa escola interpreta que a igreja remida por Cristo passará pela grande tribulação.
2-Midi-tribulacionista.Essa ensina que a igreja entrará no período da grande tribulação até a sua metade.Seus intérpretes se baseiam numa interpretação insolada de Dn 9.27,cujo texto fala que depois do opressor firmar um concerto com Israel por uma semana,"na metade da semana,fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares".
3-Pré-tribulacionista.Podemos começar entendendo essa escola de interpretação com as palavras de Paulo aos tessalonicenses,quando escreveu:"Porque Deus não nos destinou para a ira,mas para a aquisição da salvação,por nosso Senhor Jesus Cristo",1Ts 5.9.Ensina que o arrebatamento da igreja ocorrerá antes que se inicie o período da grande tribulação.É uma interpretação que honra as Sagradas Escrituras e ajusta-se devidamente à esperança cristã da volta do Senhor nos ares.

Duas palavras gregas relativas ao arrebatamento:Encontramos várias palavras no grego do novo testamento relativas ao arrebatamento que podem aclarar nosso entendimento.Destacaremos duas palavras principais são elas:
1-Parousia.Literalmente quer dizer "Presença","Chegada rápida","Visita".É a palavra mais frequentemente usada nas Escrituras para descrever o retorno de Cristo,pois ocorre 24 vezes.Seu sentido é abrangente porque não define apenas a volta de Cristo até ou sobre as nuvens,mas em outras vezes se refere a sua volta pessoal à terra (1 Co 15.23;1Ts 2.19;1Ts 4.15; 5.23;2Ts 2.1;Tg 5.7,8;2Pe 3.4).Portanto,o sentido é geral e não específico .A ênfase maior é dada à vinda corporal e visível de Cristo.
2-Epiphanéia.Literalmente significa "manifestação", "vir à luz","resplandecer" ou "brilhar".O sentido é mais específico,porque se refere especialmente à vinda sobre as nuvens.É a volta pessoal de Cristo à terra que acontecerá com uma manifestação visível e gloriosa (2Ts 2.8;1 Tm 6.14;2Tm 4.6-8).Parousia é abrangente e pode referir-se tanto à vinda de Cristo para a Igreja como para o mundo.Entretanto,epiphanéia é um termo que especifica a volta de Cristo à terra de modo mais direto,porque diz respeito à Sua manifestação pessoal ao mundo.

A diferença entre as duas etapas.Referente ao arrebatamento,Cristo virá até ou sobre as nuvens(1 Ts 4.17).Será de modo invisível para a terra,porque virá para os Seus santos nos ares.Em relação à manifestação pessoal de Cristo na terra,Ele virá sobre as nuvens,de modo visível e com os seus santos (Cl 3.4).No primeiro evento,Cristo,pelo poder da sua palavra e com a voz de arcanjo,arrebatará ,num abrir e fechar de olhos,a Igreja remida pelo seu sangue (1 Co 15.52).Esse arrebatamento acontecerá antes que venha o Anticristo e instale o seu domínio sobre a terra por sete anos.O segundo evento da volta de Cristo acontecerá no final dos sete anos da grande tribulação,quando Ele irá destruir o domínio do Anticristo e instalar o seu reino de mil anos (Ap 19.11;20.1-60).

Participantes do arrebatamento da Igreja.1.O próprio Senhor Jesus Cristo.Diz a Escritura:"Porque o mesmo Senhor...descerá do céu"(1 Ts 4.16).O apóstolo Paulo dá ênfase ao Senhorio de Jesus conquistado no calvário quando diz:"O mesmo Senhor".Os vivos em Cristo e os mortos salvos receberão a ordem de comando do próprio Senhor Jesus Cristo.2.O arcanjo.A tradução do texto diverge na forma,mas não anula o fato,conforme está escrito:"à voz do arcanjo" ou "com voz de arcanjo" (1Ts 4.16).O texto de Daniel indica que o arcanjo Miguel participará do evento da segunda vinda de Cristo (Dn 12.1),mui especialmente da
epiphanéia,quando Cristo,rodeado de exércitos celestiais,descerá sobre a terra,no monte das Oliveiras (Zc 14.3,4;Ap 1.6,7).Porém,no evento do arrebatamento da Igreja,a participação do arcanjo será efetuada pela voz de comando e chamamento,a qual será ouvida apenas pelos remidos.3. Os mortos em Cristo.Naquele dia,os mortos e os vivos em Cristo ouvirão a voz de chamamento da trombeta do Senhor pelo arcanjo,e"num abrir e fechar de olhos"(1 Co 15.51,52),estarão na presença do Senhor nos ares,com corpos glorificados.A palavra "mortos" diz respeito aos santos que ressuscitarão com corpos transformados em corpo espiritual (soma pneumatikon),enquanto que,os corpos do ímpios permanecerão em suas sepulturas até o dia do Juízo Final (Ap 20.12)Assim como Cristo ressuscitou corporalmente,também,os crentes salvos ressuscitarão corporalmente (Lc 24.39;At 7.55,56).4. Os vivos preparados.O mesmo poder transformador operado nos corpos dos que morreram no Senhor atuará nos corpos dos crentes vivos naquele dia.Aos Tessalonicenses,Paulo declarou:"depois nós,os que ficarmos vivos,seremos arrebatados"(1Ts 4 17);e aos coríntios,também,disse:"nem todos dormiremos,mas todos seremos transformados"(1Co 15.51).Quase que simultaneamente à ressurreição dos mortos em Cristo naquele momento,os vivos em Cristo também ouvirão a voz do arcanjo ,e num tempo incontável,serão transformados e arrebatados ao encontro do Senhor nos ares.Os corpos mortais serão revestidos de imortalidade,porque nada terreno ou mortal poderá entrar na presença de Deus.Será o poder do espírito sobre a matéria,do incorruptível sobre o corruptível (1Co 15.53,54).O arrebatamento dos vivos implica livrá-los do período terrível da grande tribulação.


Elementos especiais do arrebatamento.Alguns elementos especiais e misteriosos indicam a natureza e procedimento do arrebatamento da igreja na vinda do Senhor.1-Surpresa.Esse elemento é rejeitado por alguns que entendem que não haverá dois eventos distintos:O arrebatamento da igreja e a vinda pessoal de Cristo.Ora, o que a Bíblia nos ensina
é que,a Igreja,
constituída pelos mortos e vivos em Cristo,se encontrarão nas nuvens com o Senhor.Se por alguns a idéia da surpresa é rejeitada,uma grande maioria cristã prefere o que declara as Escrituras que destacam o elemento surpresa (Tt 2.13;Mt 24.35,36,42-44;25.13)>Esse elemento é fundamental porque a Igreja vive na esperança da vinda do Senhor.2-Invisibilidade(1Ts 4.17).Porque será um evento invisível e para quem?Será invisível para o mundo material porque os arrebatados serão constituídos somente dos transformados.A transformação será tão rápida,que nenhum instrumento cronológico terá condição de perceber ou marcar o tempo.Quando o crente conquistar esse corpo imaterial,a matéria perderá totalmente sua força (1Co 15.43,44,49,51,53).3-Imaterialidade (1Co 15.42,52,53).Na verdade,a transformação que ocorrerá na vinda do Senhor será extraordinária e gloriosa,pois o que é material se revestirá do imaterial,o corruptível do incorruptível.Todas as limitações da matéria em nossos corpos serão anuladas completamente,pois,literalmente,nossos corpos serão revestidos de espiritualidade.
4-Velocidade(1Co 15.52).Para tentar explicar a velocidade do evento,Paulo usou o termo grego átomos,que aparece no texto sagrado pela expressão"Num momento",cujo sentido literal é indivisível(quanto ao tempo aqui).A palavra átomos era usada para denotar "algo impossível de ser cortado ou dividido".Também encontramos outras expressões bíblicas para denotar velocidade,tais como "abrir e fechar de olhos".Mesmo em época avançada e de velocidade da cibernética e da tecnologia,nada poderá contar ou detectar o momento do milagre do arrebatamento da Igreja.

Que a Igreja do Senhor se prepare para este grande dia,pois muitos estão dormindo,estão desligado das coisas do céu,estão mas ligados com as coisas terrenas do que com a preparação para subir com o Senhor Jesus nos ares.Vemos o bombardeio da mídia que tenta com filmes,musicas,seriados e propagandas impetrar na mente das pessoas que o arrebatamento é coisa fictícia,irreal,é coisa de religiosidade.Mais sabemos que este acontecimento é verdadeiro,certo e prometido por Jesus.Que a Igreja do Senhor permaneça vigilante e que nosso grito verdadeiro seja:Maranata!!Maranata!!!Ora vem Senhor Jesus!!que Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

No amor e temor de Deus:Edvaldo Marques.



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